Vinho Tinto 2013

Vinho Tinto 2013

O nosso vinho tinto é proveniente de 10Ha de uva tinta com as Castas Aragonês, Cabernet Sauvignon, Alicate Bouchet e Trincadeira.

Selão Tinto Reserva 2013

Vinho Regional Alentejano

Região

Mombeja, Alentejo – Portugal.

Origem

A propriedade situa-se em Mombeja, Concelho de Beja, no baixo Alentejo onde da actividade agrícola desenvolvida 11 hectares são de vinha dos quais dez de castas tintas e um de castas brancas. A vinha foi plantada em 2003 em condições particulares capazes de proporcionar um terroir de características ímpares, tornando este local único para a produção de vinhos de qualidade superior.

Após vários anos de venda de uvas a terceiros e do interesse sempre manifestado por estes pela qualidade que a mesma sistematicamente apresentou, agora depois desta vinha atingir a plena maturidade, chegou a altura de transformar estas uvas e lançar a primeira colheita desta herdade.

Surge assim o Selão Tinto 2013 que confirmou a expectativa de qualidade das uvas desta propriedade e como tal, logo na primeira colheita, surge com a designação de Reserva.

 

Produtor

Sociedade Agrícola do Selão Lda.

Tipo/Colheita

Reserva Tinto / 2013

Enólogo

Filipe Sevinate Pinto

Castas

Alicante Bouschet (55%), Aragonez (30%), Cabernet Sauvignon (8%), Trincadeira (7%)

Classificação

Vinho Regional Alentejano

Produção

4.700 garrafas

Vinha

Conduzida em cordão bilateral em compasso 2,7×1,1 e terrenos de solos argilo-Calcareos de declives suaves com orientação N/S e NO/SE

Vinificação

Desengace total, esmagamento, pisa em lagar de inox com pisador automático, fermentação à temperatura de 26ºC , fermentação maloláctica em cubas de inox e em barricas de Carvalho.

Estágio

70% em barricas de carvalho francês e 30% em barricas de Carvalho Americano. Estágio de 1 ano em garrafa.

Teor Alcoólico, Acidez Total, Ph

14,5%, 5,6g/l , 3,6

Procedimentos

De forma a limitar a produção e aumentar o potencial qualitativo das uvas utilizamos práticas na vinha como poda curta, poda em verde, monda de cachos, enrelvamento na entre-linha e rega gota-a-gota.

Características organolépticas

Cor granada profunda, nariz expressivo, com a fruta preta, a pimenta e algumas notas complexas de trufas em perfeita harmonia com a tosta do carvalho, na boca mostra a sua concentração, frescura e elegância e com taninos a assegurar uma evolução favorável durante muitos mais anos.